Este ano foi marcado por diversas microtendências e mini movimentos em uma sucessão tão rápida que muitas vezes era difícil acompanhar. Mas, ao analisá-los em conjunto, eles criam algo semelhante a um livro animado de 2024.

Alguns estilos tiveram um impacto maior do que apenas algumas semanas de discussões na internet. O Google divulgou seu relatório anual Year in Search, que reúne as buscas que tiveram um grande aumento no tráfego por um período prolongado em 2024 em comparação a 2023. Analisar a lista de design de interiores oferece um vislumbre das estéticas que captaram a atenção dos consumidores neste ano, mas nem sempre reflete os estilos que realmente chegaram às casas das pessoas.

Os estilos mais presentes na lista das tendências de design de 2024 revelaram uma inclinação ao retorno à decoração tradicional. “Colonial moderno” foi o segundo termo mais pesquisado, “luxo silencioso” ficou em sexto lugar, “colonial americano” em oitavo e “cottagecore” em décimo.

O estilo Japandi, um portmanteau de Japonês e Escandinavo, também teve um aumento nas buscas este ano. O estilo é frequentemente definido pelo uso de materiais orgânicos, cores terrosas e linhas limpas com um toque de rusticidade.

Como os dados do Google não explicam por que as pessoas pesquisam o que pesquisam, é possível que alguns usuários estivessem tentando entender estilos que ouviram falar ou dar um nome aos visuais de que gostavam. O interesse por estilos mais orgânicos e terrosos também pode explicar por que o estilo biofílico foi o que mais se destacou no último ano.

Pelo menos, os dados de busca sugerem um interesse pelas estéticas. Indo para 2025, é possível que esses estilos se tornem ainda mais proeminentes nos interiores, talvez até aparecendo juntos nos mesmos projetos.

 

Fonte: Casa Vogue

Foto: Freepik