Esse estilo é capaz de criar espaços que são verdadeiros refúgios para quem deseja acalmar a mente e desacelerar

Com influência do design escandinavo e oriental, a estética minimalista surgiu nos anos 1980 como uma reação aos movimentos pós-modernos, cheios de variações de cores e formas. Mais recentemente, o minimalismo ganhou força a partir dos anos 2010 e passou a ser uma forte tendência na arquitetura e no design de interiores. Dessa vez, como uma resposta ao modo de viver acelerado a que chegamos, onde o excesso de informações e a necessidade de estarmos sempre conectados ditam o ritmo de uma sociedade estafada. Ao encontro disso, os projetos com decoração minimalista propõem uma atmosfera de relaxamento e reconexão. São como verdadeiros oásis para seus moradores. Por isso, essa estética se tornou um dos desejos mais buscados nos escritórios de arquitetura e interiores nos últimos anos.

O que é decoração minimalista?

A famosa frase “menos é mais” resume de maneira objetiva o conceito de decoração minimalista. Isso porque esse estilo se caracteriza pela ausência quase completa de elementos — que vão de objetos decorativos a detalhes arquitetônicos — onde os ambientes exibem traços essenciais e uma decoração sóbria. Os móveis que compõem estes espaços são criados com design de linhas simples e cores dessaturadas. As pardes geralmente, são brancas ou puxam para uma paleta de tons neutros, com cinzas e beges e alguns tons pastel bem clarinhos. Nada grita no estilo minimalista, tudo é silencioso, suave e tem uma razão para estar ali.

Dicas para uma decoração minimalista 

Conforto é fundamental

Apesar de não exibir nenhum tipo de excesso, é fundamental que a decoração minimalista tenha uma atmosfera acolhedora e elementos que garantam conforto. A ideia é transformar os ambientes em verdadeiros refúgios, que abraçam os moradores. Por isso, como esse estilo de decoração conta com poucos itens, cada escolha precisa ser bem planejada. Móveis de proporções aconchegantes e texturas suaves ao toque são uma boa escolha, assim como os revestimentos que trazem sensação de bem-estar.

Texturas naturais

A decoração minimalista está diretamente ligada à natureza, por isso, as texturas naturais são uma aposta certeira para quem quer aderir a este estilo. Tecidos de fibras naturais, como algodão e linho, podem ser uma boa opção para estofados e roupas de cama. Além disso, cestos de palha e outros materiais naturais, ajudam a decorar e organizar. Tapetes de ratan, crochê ou lã também dialogam com o estilo minimalista.

 

Fonte: Casa Vogue

Foto: Freepik