Descubra as características e benefícios de cada material para a sua casa
O MDF e o MDP são dois materiais frequentemente usados na indústria de mobiliário e apesar da semelhança, cada material possui suas próprias características e aplicações específicas.
O MDF (Medium Density Fiberboard) é uma placa de média densidade, composta de fibras de madeira e resina prensadas, formando uma chapa sólida, maciça e uniforme. Por sua vez, o MDP (Medium Density Particleboard) é uma placa de partículas de média densidade, composta de três camadas de partículas de madeira, uma mais grossa no meio e duas mais finas nas superfícies, que se unem e formam uma chapa leve.
Antes de fazer a escolha é necessário avaliar para qual finalidade os materiais serão usados. Confira a lista as principais características do MDF e MDP e entenda para quais situações são recomendados:
MDF
Vantagens
- Material denso e uniforme, muito versátil.
- A facilidade de recorte possibilita a criação de móveis com design diferenciado e arrojado.
- Muitas opções de laminados decorativos, facilitando a combinação com os mais diferentes projetos.
- Superfície lisa, aceita bem a pintura.
Desvantagens
- Deve ser usado com cautela em ambientes úmidos e, principalmente, onde possa ter contato com a água, já que pode estufar mais fácil por esse motivo.
- Preço mais elevado.
MDP
Vantagens
- Suporta mais peso.
- É mais resistente ao empenamento, podendo ser um grande aliado em prateleiras mais largas.
- Melhor para ser usado em ambientes mais úmidos – devido aos espaços entre as partículas de madeira, a umidade entra na chapa e se acumula primeiro nesses espaços, impedindo o rápido estufamento do material.
- Mais leve e mais barato para fazer montagem de móveis comprados prontos.
Desvantagens
- Material que dificulta os recortes diferenciados, devendo ser usado somente em peças com recortes retos.
- Por ser mais poroso, acaba dificultando a remoção e recolocação de novos parafusos, o que pode desgastar o móvel com mais facilidade.
- Mais dificuldade para desmontar e remontar o móvel.
Fonte: Revista Casa e Jardim